2025 foi o terceiro ano mais quente desde que há registos meteorológicos

A temperatura global do planeta continua muito alta e o ano passado, dizem os dados meteorológicos, foi o terceiro mais quente de sempre, com os anos 2023 e 2024 a baterem valores recordes.

Antena 1 /
Foto: Immo Wegmann - Unsplash

Os dados finais conhecidos esta quarta-feira, do serviço Copernicus, que monitoriza as alterações climáticas, mostram que no ano passado o mês de janeiro foi o que mais subiu, mas março foi o mais quente desde que há registo.
Alexandra Sofia Costa - Antena 1

Os últimos três anos foram exececionais com a temperatura media global a rondar os 1,4 graus celsius acima do período pré-industrial.

Com este aumento surgem também registos de condições climáticas extremas que ajudaram a criar incêndios florestais de enormes proporções.

Este aumento também se regista nos polos planetário com a Antártida a registar o ano mais quente de sempre e o Ártico com o segundo mais quente.

O aquecimento extremo dos três anos recentes foi impulsionado principalmente pelo aumento de gases de efeito estufa e temperaturas anormalmente elevadas da superfície do mar, relacionado com o efeito climático do El Niño.


PUB